Atividades

BlueWWater

1. Desenvolvimento de ferramentas para a avaliação de microplásticos e contaminantes emergentes em ETAR e no ambiente aquático.

O objetivo desta atividade é desenvolver e selecionar ferramentas analíticas capazes de avaliar de forma eficiente e normalizada diferentes CECs, incluindo microplásticos, tanto em massas de água de superfície como em águas residuais.

A nova proposta de legislação sobre o tratamento de águas residuais urbanas e a Diretiva-Quadro “Água” estabelecem novos objetivos para a remoção de CECs, incluindo microplástico,s nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR), bem como para a definição de normas ambientais.

Para responder a estes novos requisitos, por um lado, serão desenvolvidas metodologias de elevado desempenho que possam ser utilizadas para cumprir os requisitos de monitorização das novas diretivas e será organizado um exercício de comparação interlaboratorial para colaborar com outras entidades na validação destas metodologias.

Resultados esperados:

  • Desenvolvimento e aperfeiçoamento de metodologias de elevado desempenho para a determinação de contaminantes de preocupação emergente.
  • Desenvolvimento e aperfeiçoamento de metodologias de amostragem e determinação de microplásticos.
  • Exercício interlaboratorial para a validação da metodologia analítica para a determinação de compostos indicadores em águas residuais.

 

Parceiros: Coordina: USC, Participa: IEO-CSIC, AEdP, INTECMAR.

2. Riscos e impactos da presença de contaminantes de preocupação emergente (CECs), incluindo microplásticos (MPs), no ambiente aquático

O objetivo desta atividade é utilizar ferramentas químicas, ecotoxicológicas e de modelização para apoiar a avaliação dos riscos ambientais dos contaminantes de preocupação emergente e microplásticos.

Nesta atividade, serão utilizadas ferramentas químicas e ecotoxicológicas e modelos hidrodinâmicos, de transporte e de cadeia trófica para avaliar a eficácia das estações de tratamento de águas residuais (ETAR) com e sem tratamentos terciários/quaternários para eliminar CECs e MPs nos ambientes recetores. O objetivo é avaliar o potencial de reutilização da água submetida a tratamentos terciários/quaternários para utilização na irrigação de culturas agrícolas.

Esta atividade será de grande relevância para apoiar a proposta de regulamentação sobre o tratamento de águas residuais urbanas e para avaliar a conformidade de novos métodos de reutilização de águas tratadas para fins agrícolas.

Resultados esperados:

  • Avaliação da eficácia das ETAR na remoção de CECs e MPs através de métodos analíticos e ecotoxicológicos.
  • Avaliação da eficácia dos tratamentos terciários/quaternários em estações-piloto tendo em conta os critérios propostos na regulamentação em matéria de tratamento de águas residuais, bem como a sua potencial reutilização para fins agrícolas.
  • Desenvolvimento de uma ferramenta de modelação para apoiar a avaliação dos riscos ambientais, combinando a utilização de modelos de cadeia trófica, modelação numérica e indicadores toxicológicos.
  • Avaliação ambiental, utilizando a metodologia de análise do ciclo de vida (ACV), de duas estações-piloto na zona transfronteiriça. Determinação do perfil ambiental das várias configurações e comparação com sistemas convencionais, identificando ineficiências, oportunidades de melhoria, ganhos ambientais, etc.

Parceiros: Coordina FCUP, Participa: CIIMAR, FEUP, AEdP, INTECMAR, USC, IEO-CSIC, CETAQUA.

3. Dinamização e reforço da rede de colaboração público-privada de contaminantes de preocupação emergente NOR-WATER

O objetivo desta atividade é dar sustentabilidade e impulso à rede NOR-WATER, criada no âmbito do projeto com o mesmo nome (POCTEP 2014-2020). Esta atividade promoverá a expansão da rede e a integração de novos membros, criará ferramentas para a gestão e capitalização do conhecimento existente, organizará atividades de transferência e eventos, fomentará e promoverá iniciativas de I&D&I e criará sinergias com outros projetos, redes e plataformas.

A rede NOR-WATER é um fórum de colaboração público-privada multidisciplinar em matéria de contaminantes de preocupação emergente. Atualmente, a rede é composta por 41 entidades: 28 de Espanha e 13 de Portugal. Esta atividade visa consolidar, impulsionar, dinamizar e expandir a rede através da integração de novos membros, da divulgação das suas capacidades e da sua oferta tecnológica, da promoção da colaboração, da realização de eventos e da elaboração do seu roteiro. Serão criadas sinergias com outras iniciativas relacionadas e será desenvolvida uma base de dados online com informações e documentação relevantes para o tema do projeto, bem como entidades, projetos e respetivos resultados.

Resultados esperados:

  • Documentação das capacidades e da oferta tecnológica da rede.
  • Base de dados documental sobre contaminantes emergentes e microplásticos.
  • Webinars e seminários relacionados com os temas do projeto.
  • Winter school.
  • Página Web e materiais de divulgação da rede NOR-WATER.
  • Sinergias com outras iniciativas relacionadas.

Parceiros: Coordina CETMAR, participan todos los socios.

4. Atividades de educação ambiental e sensibilização

No âmbito da comunicação do projeto, estão previstas atividades de educação ambiental e sensibilização, tanto na Galiza como no Norte de Portugal.

Na margem do rio Minho, o Aquamuseu-CMVNC realizará ações de limpeza e monitorização de resíduos com grupos escolares e cidadãos (3 por ano). Serão desenvolvidas duas atividades experimentais com estudantes: 1) em colaboração com a ação 4.2 “Estamos a consumir microplásticos?” e 2) “Bloquear o transporte de plástico”: será utilizada uma barreira ecológica para sensibilizar a população para o papel dos rios no transporte de resíduos. Será realizada uma exposição itinerante chamada “Plástico na natureza” e o vídeo “A migração do plástico”. Além disso, será publicado um guia do rio Minho para a conservação dos seus valores naturais.

O CMIA, uma infraestrutura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, vai realizar exposições itinerantes inclusivas sobre o tema do lixo marinho, para além de criar jogos didáticos que explorem o ciclo da água e a economia circular vs. resíduos. Serão também produzidas publicações sobre as fontes, as emissões e os impactos dos microplásticos, bem como o desenvolvimento de kits didáticos alusivos ao tema.

Na Galiza, o IEO-CSIC levará a cabo atividades de educação ambiental para estudantes do ensino secundário, organizando workshops sobre microplásticos e CECs ministrados pelo pessoal do projeto. Os seus guiões serão registados num documento no sítio Web, para que os professores os possam utilizar na sala de aula. Os workshops serão complementados por um jogo didático que incluirá conceitos importantes do projeto e será disponibilizado à comunidade educativa no sítio Web do projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta página web foi cofinanciada pela União Europeia através do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027. As opiniões são da exclusiva responsabilidade do autor.
Contato Aviso legal – Direitos de autor – Política de privacidade